sábado, 12 de abril de 2014

The Cranberries!!! Rock Alternativo dos bons!!!

The Cranberries

          Essa maravilhosa banda de origem irlandesa teve seu sucesso no auge em meados dos anos 90, mas fizeram uma longa pausa na carreira em 2003 para suas vidas particulares; voltaram em 2012 com o álbum Roses, que não foi bem sucedido. Em minha concepção, essa banda tem várias músicas reflexivas, cujo intuito é nos fazer pensar e repensar sobre coisas da vida...
          Zombie é uma das músicas que alavancaram The Cranberries, pois tem uma letra surpreendente fazendo um protesto entre extremistas protestantes e católicos na Irlanda do Norte. Veja um trecho traduzido do single:

"Outro coração de mãe machucado
Está sendo tomado
Quando a violência causa o silêncio
Nós devemos estar enganados
É a mesma velha história desde 1916
Em sua cabeça
Em sua cabeça eles continuam lutando
Com seus tanques e suas bombas
E seus ossos e suas armas
Em sua cabeça
Em sua cabeça, eles estão morrendo..."

http://www.vagalume.com.br/the-cranberries/zombie-traducao.html#ixzz2yhx3998T


          Outro single de grande notoriedade muito admirado por mim é Linger, ocupando a posição 86 do ranking das melhores músicas do anos 90 da VH1. Dolores O'Riordan, vocalista da banda, disse em um documentário que essa música é sobre seu primeiro beijo! Deve ser por essas e outras que a música ocupa também a 10º posição no TOP 10 de "músicas mais melosas de artistas estrangeiros" da revista Veja... Esses são os versos mais melosos:  “Mas eu estou tão envolvida / Você sabe, eu sou uma tola por você / Você me tem em seus dedos / Você tem que deixar isso se prolongar…”
          Tem também seu primeiro single, lançado em 1992, que fez eu conhecer a banda... Dreams! Perfeita como é, faz parte do repertório do jogo Songpop (onde eu a conheci), entrou em diversas paradas de sucesso, inclusive na Billboard Hot 100 Airplay, leia um dos trechos que eu mais gosto da letra:

      "Oh, minha vida está mudando a cada dia
De todas as maneiras possíveis
E todos os meus sonhos nunca são tão calmos quanto parecemNunca sejam calmos quanto parecem..."


          
          E para terminar, fizeram uma música fascinante que se chama "Ode To My Family", com um arranjo diferenciado, a letra expressa o desejo de Dolores para ter sua vida simples como de criança após ter alcançado o sucesso.                                                                                                               Três curiosidades: Cranberry é uma fruta típica da ilha irlandesa, no Brasil é conhecida com Oxicoco. O'Riordan em 2003, cantou Ave Maria para o filme A Paixão de Cristo. A banda já vendeu mais de 42 milhões de álbuns em todo o mundo.                                                                                                                                                                                                                                         
        
O estilo de The Cranberries

                                          

                                       TOP 10 - Melhores Músicas da banda The Cranberries

10º posição: Just my Imagination

9º posição: Tomorrow

8º posição: Dreaming my Dreams

7º posição: Animal Instinct

6º posição: Salvation

5º posição: Zombie

4º posição: When You're Gone

3º posição: Dreams

2º posição: Ode To My Family

1º posição: Linger


                       Esse TOP 10 é segundo meus gostos e minha opinião, espero que gostem!!!

                                                                                                                                                                  
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário